quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Qual a importância de conhecer uma cidade Histórica?

Cidades Históricas é um grande atrativo turístico que movimentam o capital de uma região fazendo com que as cidades sejam quase 100% focadas no turismo cultural/religioso. Essas cidades através dos tempos foram evoluindo junto com os atrativos e foram se tornando marco e um diferencial daquele estado. Acho impossível alguém que nunca tenha escutado falar sobre as Igrejas de Minas Gerais. As cidades históricas são um ponto crucial na nossa cultura, porém de onde vem esse nome? Então meus queridos aventureiros, já comecei esse post muito serio não é verdade? Falando pelos cotovelos então respirem fundo comigo e vamos embarcar nessa nova aventura. Fala aventureiros, tudo bom? Vocês sabem qual é a importância de conhecer uma cidade histórica?  

Fotos da ladeira de Tiradentes - Imagem retirada da internet

Antes de vocês me responderem essa pergunta vamos entender o conceito de cidade histórica. Uma cidade histórica é toda cidade em que suas construções (casas, igrejas, monumentos e etc) contribuem para contar a história da sua região que até mesmo conseguem transportar os visitantes para dentro da historia da cidade, vivenciando tudo aquilo vivido no passado. No Brasil todas as construções tombadas por órgãos públicos (federais, estaduais ou municipais) não podem ser derrubadas (para construís qualquer outra coisa no lugar, você pode sim restaurar o prédio ou igreja, mas derrubar será bem complicado) e por causa de contar a história do lugar muitas cidades brasileiras são consideradas patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Mas Yuri, o que são patrimônio cultural? Patrimônio Cultural é um conjunto de bens matérias ou imateriais que guardam a identidade ou a memória de um povo.

Casas do Pelourinho - Imagem retirada da internet

Mas então vocês devem estar se perguntando se todas essas cidades históricas do Brasil são patrimônios culturais porque não conhecemos todas para entender quem somos e saber toda a nossa raiz e origem. E sim aventureiros, existe uma modalidade do turismo que tem o foco completamente nessa modalidade de conhecer igrejas ou pontos culturais que seriam o turismo cultural ou religioso. E ai está à pergunta/resposta desses post qual é a importância de conhecer uma cidade histórica, a importância é que podemos nos aprofundar na história de uma cidade e conhecer um pouco mais do nosso país. Mas esse post não termina aqui não, pois existem vários tipos de cidades históricas e de construções e que se eu fosse ficar falando não sairíamos daqui hoje, mas separei alguns pontos principais que são a Bahia (que ficou conhecida como a Costa do descobrimento, por motivos óbvios de ter sido o local onde o Brasil foi descoberto né), o Nordeste (Açúcar e invenções), Minas Gerais e Goiás (Circuito de Ouro), São Paulo e Rio de Janeiro (Bandeirantes, Ouro e Café) e Sul (Imigrantes e Revolução).

Teatro Adolpho Melo - Santa Catarina - Imagem retirada da internet

Agora essas cidades históricas serão detalhadas em outros posts, assim irei conseguir explicar cada região detalhadamente para vocês. Então aventureiros espero que vocês tenham entendido qual é a importância de conhecer uma cidade histórica para a nossa cultura. E também espero que vocês tenham gostado desse post. Um beijo e até a próxima aventura!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros