segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O que o 11 de setembro afetou no turismo?


Eu lembro como se fosse hoje o dia do atentado, eu estava em casa assistindo vale a pena ver de novo e veio aquela noticia do plantão da globo, lembro ate a novela que estava passando na época se eu não me engano era “ O Gato Comeu” e a novela foi interrompida pelo plantão da globo mostrando sobre um ataque quando ao vivo assistimos o outro e eu fiquei realmente impactado com  tudo aquilo que estava acontecendo, só que naquela época eu não entendia e como um atentado poderia influenciar em uma economia e no próprio turismo de uma cidade. Sim aventureiros quaisquer tipo de atentado quando acontece tem um impacto na sociedade sendo ele provavelmente negativo e com isso ele afeta diretamente no turismo, com o 11 de setembro não foi diferente, muitos turistas cancelaram suas viagem, passagens áreas foram desfeitas e os valores da moeda foram parar nas alturas e vários problemas sérios com a economia ocorreram.Dei umas pesquisadas e trouxe aqui para vocês também alguns dados referente a esse assunto. 

Os Estados Unidos da América possuem uma grande e lucrativa indústria turística ofertando produtos e serviços para turistas domésticos e internacionais. De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2009 os Estados Unidos encontravam-se na segunda posição mundial de um ranking entre principais países receptores do turismo internacional, sendo também o maior país arrecadador com o turismo internacional e o segundo maior país emissor com despesas nos outros destinos”.

“O ataque terrorista de 11 de setembro acarretou uma transformação mundial uma vez que a maior potência do mundo estava sendo atacada nos símbolos mais significativos dos valores da democracia, da liberdade, da economia de mercado e do poder hegemônico dos Estados Unidos”.

“Os problemas da política migratória somados à antipatia cada vez maior dos estrangeiros com as políticas americanas levaram o setor turístico a pedir apoio ao governo para superar a crise desatada após os ataques em 2001”.

“Segundo a associação americana de turismo Travel Industry Association of America (TIA,) a participação dos Estados Unidos no turismo mundial neste período encontrava-se em seu nível mais baixo, perdendo 35% de sua fatia no mercado desde 1992”.



“Três anos depois, em 2004, Nova York se recuperou e recebeu 39,6 milhões de visitantes, com aumento de 4,6% em relação a 2003. O segmento de visitantes internacionais - em um mercado em que este representa 40% de todo o gasto gerado pelos turistas - teve aumento significativo de 10,2%. De acordo com os dados divulgados pelas autoridades municipais e de turismo, esta foi à primeira vez que a cidade apresentou melhora nos números desde os atentados terroristas de 2001 aos Estados Unidos”.

“É necessário que o governo americano saiba conciliar a segurança nos aeroportos com o respeito aos direitos humanos. A fiscalização deve ser rígida, mas não deve ultrapassar os limites desses direitos fundamentais.”

Com certeza um atentado afeta o turismo e até a economia local se reerguer leva tempo. Acho que de todos os atentados que ocorreram no mundo esse foi o que mais me marcou exatamente por ele ter acontecido em uma cidade que eu sempre quis conhecer e falando sobre a segurança nos aeroportos com certeza ela e mais rigorosa quando você deixa o país do que quando entra, pois lá em Orlando quando estávamos voltando para o Brasil somos revistados até a alma para sair do país.

E atualmente foi construído o memorial de 11 de setembro no lugar que eram as torres e um novo prédio foi construído só que agora o nome é World Trade center –One  World Observatory e tem fotos dos dois aqui embaixo. 



Sei que esse post foi completamente diferente de tudo que eu já falei do blog e lembrando que as citações foram retiradas do blog https://internacionalizese.blogspot.com.br/2012/04/o-atentado-de-11-de-setembro-e-seus.html para ler o artigo na integra entre no blog deles. Espero que vocês tenham gostado desse post. Um beijo e até a próxima aventura!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros