quarta-feira, 19 de julho de 2017

Sinalização Turística

 Fala aventureiros, tudo bom? Hoje estou trazendo um assunto que provavelmente vocês já devem ter visto em vários lugares no nosso Rio de Janeiro ou em qualquer cidade turística, que é a sinalização turística. Mas deixa-me fazer uma pergunta (na verdade outra né) você sabe o que é sinalização turística?
Sinalização Turística é um tipo de comunicação feita através de placas de transito destinada a orientar os motoristas ou turistas em uma determinada região turística, normalmente essas placas são colocadas por alguns trajetos e próximos aos destinos e apresentam mensagens informando qual é o destino. Existem alguns tipos de placas que possuem apenas o nome do local e os metros que faltam para chegar lá ou a imagem que representa aquele atrativo. E para quem não sabe eu estou fazendo auto-escola (em breve será uma aventura aqui no blog) e realmente temos uma pagina somente dedicada a sinalização turística. A sinalização também tem a função de orientar os motoristas/turistas os melhores acessos e a distancia que falta para chegar ao destino escolhido. Uma coisa que eu sempre faço quando estou visitando uma cidade nova e olhar as placas para ver se tem sinalização turística e essa foi uma das primeiras coisas que eu aprendi na faculdade que é olhar placas para conhecer o local visitado.


Todas as placas são elaboradas tendo como base o Sistema Referencial Turístico que é composto por um grupo de atrativos que podem ser culturais, históricos, naturais ou lazer (praia, teatros, museus e outros). Para saber na verdade o que será sinalizado um levantamento de todos os atrativos disponíveis e feito e é identificado seu potencial turístico e o seu estado de conservação após isso será necessário verificar a distribuição no entorno que será sinalizado e em como será a estratégia para a sinalização daquele destino ocorrer. Quando tudo já está devidamente pronto às placas são colocadas próximas às rodovias, dentro do local e nas cidades e às vezes podemos ver também as placas juntos com placas normais de trânsito e outra coisa e que elas são sempre da cor marrom. 


Mas meus queridos aventureiros nem só de placas de transito é feita a sinalização turística ela também oferece a sinalização para a circulação de pedestres que são aqueles totens com mapas ou placas explicando um determinado local ou apenas aquelas placas que encontramos bastante na zona sul do RJ com a distancia e há quantos minutos estamos do atrativo e outra informação que vocês precisam realmente ver é saber que a maioria das placas turísticas também possuem informações em inglês para tentar agregar a todos os turistas que estão visitando a cidade. Além também de possuir diferentes tipos de placas (que estão nas fotos abaixo), mas que possuem o mesmo interesse que é mostrar o atrativo turístico.


E ai aventureiros, o que acharam do post sobre sinalização turística, gostaram? Estou tentando trazer mais coisas sobre turismo para vocês com uma nova roupagem no blog e no youtube também. Estou criando bastante conteúdo novo para vocês. Não esqueçam de curtir, comentar e compartilhar esse post com todo os amigos e turistas.


Um beijo e até a próxima aventura!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros