sábado, 5 de março de 2016

Aventuras de um Turismólogo em Santa Tereza

Oi aventureiros, como estamos nessa bela noite de sábado? Hoje começa a nossa primeira postagem sobre o Rio de janeiro e para começar vamos a um ponto turístico que retornou para a cidade no ano passado. Pera como assim ele retornou a cidade? Sim, pois depois de muito tempo ele ficou fechado e agora ele é somente um transporte completamente voltado para o turismo e ainda é gratuito. Para quem não sabe de qual transporte eu estou falando e do bondinho de Santa Tereza que nos pegamos lá pertinho da estação da carioca do Metro. Então vem comigo nessa aventura pela cidade do Rio de Janeiro.



Como chegar: para chegar ao bondinho vocês devem pegar a saída D do metro na estação carioca que dá para o prédio da Petrobras. E basta andar uns dois minutinhos que chegamos a rua que leva até a estação de embarque do bondinho. Que dependendo do dia pode ter uma fila de espera bem longa eu fiquei aproximadamente uns 45 minutos na fila. Depois que você embarca ele leva mais ou menos uns 15 minutos para chegar à primeira parada que é o Largo do Curvelo. 



As estações: antigamente o bondinho tinha cinco estações e servia como um transporte para  os moradores de Santa Tereza só que após o acidente  que ocorreu ( para quem não lembra o bondinho descarrilhou em 2011 e deixou 50 pessoas feridas e 6 mortos) e resultou no fechamento do bondinho. Ele ficou parado por muito tempo, até a prefeitura resolveu fazer algumas reformas nos bondes e nos trilhos e em julho de 2015 ele voltou apenas até o Largo do Curvelo e em dezembro também de 2015 mais uma estação voltou que foi a do Largo dos Guimarães que é até onde o bondinho vai agora. Como eu ia para outro ponto turístico de Santa Tereza também resolvi saltar na primeira estação e ir andando pelas ladeiras até chegar ao Parque das ruínas.






Parque das Ruínas: para chegar até o Parque das Ruinas vocês precisam andar uns 10 minutinhos para a direita e subir algumas ladeiras (mas tenho que confessar que naquele dia estava muito quente, mas muito quente mesmo), mas vale a pena porque o Parque é lindo e possui uma vista da zona sul e do centro do Rio. E é claro ainda da para fazer varias fotos lindas lá. E eles ainda estavam com uma exposição sobre carnaval da década de 80 e 90. Após o parque nos não queríamos descer novamente de bondinho então fomos por um local diferente que foi a Escadaria Selaron.







Escadaria Selaron: esse é outro ponto turístico da divisa entre Lapa e Santa Tereza. A escada é uma ligação entre os dois bairros e possui sempre vários turistas e comerciantes, gosto de lembrar também que é sempre bom tomar um cuidado quando for chegar ao final da escada, pois é onde ficam bastantes mendigos. E a escada e ótima para tirar varias fotos, pois e bem divertida e possui vários ladrilhos lindos  e ela ( a escada) já passou em vários filmes e clipes e já faz parte da cultura do Rio de Janeiro.





Para terminar vamos aos pontos positivos e negativos desse meu roteiro. 
Pontos positivos: conhecer um dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro de graça, realmente não tem preço, poder andar e vivenciar um pouco da historia da nossa cidade. 
Pontos negativos: a falta de policiamento e segurança, tanto na estação dos bondinhos, nas ruas de Santa Tereza e na escadaria. Em nenhum dos três lugares eu vi um guarda municipal.  Mas enfim e assim que continua vivo o nosso Rio de Janeiro. Espero realmente que vocês tenham gostado dessa minha aventura por Santa Tereza. Sábado que vem tem post novo sobre outro ponto turístico do Rio de Janeiro. Bjos e até a próxima aventura. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros