quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Que tipo de Turista você é?



Hoje o post começa com uma pergunta reflexiva que só quem pode responder somos nós mesmos. Há muito tempo eu venho querendo fazer esse post, mas não sabia como começar então resolvi começar com uma pergunta Aventureiros, que tipo de turistas vocês são?
Pelas minhas pesquisas (afinal sempre antes de fazer qualquer post eu dou uma olhada na blogsfera) eu vi que existem alguns tipos de turistas. Tenho que deixar claro apenas uma coisa que faz um grande diferencial. Sei que já falei isso antes aqui no blog, mas não custa nada relembrar  não é verdade. Então a definição de turista é uma pessoa que pernoita fora do seu local de residência num período superior a um dia e inferior a um ano com o propósito de praticar o turismo.  Esse é o turista. Já o viajante que não pernoita é excursionista. 

Sendo assim aventureiros existem alguns tipos de turistas que são denominados em grupos através do modelo de PLOG de 1987.

  •          - Alocêntricos: turistas com alto nível de confiança própria e que gostam de destinos muito exóticos e pouco explorados. Geralmente, lugares sem intervenção (ou quase nenhuma) turística.


  •          Mesocêntricos: turistas que gostam de certo conforto, mas, se permitem experimentar algo novo. Gostam dos lugares da moda e em ascensão. Este representa o maior grupo de turistas em todo o mundo.


  •          Psicocêntricos: turistas que não gostam de surpresa. Preferem viajar sempre para os mesmos lugares.

Há ainda os semi-alocêntricos e semi-psicocêntricos que se concentram no meio dos alocêntricos e psicocêntricos.

E agora o aventureiro e turismólogo aqui resolveu criar os seus próprios grupos de turistas. Então vamos a eles: 
  •          Muambeiro: que são aqueles turistas que pensam apenas em compras e compras o destino e sempre relacionado as compras  e a procurar o melhor preço para levar uma lembrancinha para aquela tia querida ou apenas para comprar e revender quando chegar à cidade natal ( em falar que somos todos um pouco muambeiro, eu pelo menos sou). 
  •          Ostentação: são aqueles que vão para os destinos mais badalados e ficam nos hotéis mais luxuosos e postam a cada 5 minutos uma foto diferente de um lugar mais lindo, caro e ainda ficam colocando na legenda: Vida difícil.
  •          Mochileiro: são aqueles que vão para 25 países em um mês (esses possuem total o meu respeito, pois eu admiro muito quem não toma banho direito mas conhece aquela cidadezinha do sul da França que faz o melhor queijo).
  •          Econômicos: são aqueles que viagem com toda a família dentro de um carro. Saem do Rio de Janeiro e vão até o Amazonas de carro apenas para não gastar dinheiro com as passagens de avião e hospedagens ( desculpe amigos, mas se eu fosse de carro do Rio até o Amazonas eu ia preferir pegar um avião, chegar no conforto e ainda ia sair mais barato, vocês não acham?).


Então aventureiros que tipo de turistas vocês são? Eu acho que somos um pouco de cada tipo de turista depende do momento da nossa vida e do que estamos sentindo e sim vale a pena aproveitar toda viagem como sendo uma especial afinal nunca sabemos o dia de amanha. E uma frase que eu li e gostaria de compartilhar com vocês é essa. Desejo que use a palavra explorar na melhor de suas definições e sempre que tiver dúvida se está agindo de forma correta, pare e pense que tipo de turista eu sou? Então aventureiros espero que vocês tenham gostado desse nosso post falando sobre os tipos de turistas e nunca esqueçam de sempre nos perguntarmos que tipo de turista nós somos. Bjos e até a próxima aventura!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros