sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Aventuras de um Turismologo Na Faculdade


Oi aventureiros vamos continuar a nossa segunda parte das minhas aventuras da faculdade? Para quem ainda não lembra, eu já falei dos meus primeiros semestres da faculdade em outro post aqui. E agora vou continuar a falar sobre as minhas aulas na faculdade, sei que demorei um pouco para falar mais e que atualmente ando fazendo tantas coisas que esqueci completamente de postar a segunda parte aqui das aventuras. Mas então vamos a elas aventureiros. 



III semestre 
 O meu terceiro semestre começou com a escolha de seis disciplinas, pois eu já sabia que esse seria um semestre longo por causa do evento que eu teria que realizar então eu escolhi as seguintes matérias:

Cerimonial e Protocolo - que mostra como funciona a vida de um cerimonialista e todos os protocolos existentes para eventos (que iam desde batizados até os jantares na casa da Presidenta, claro que não teve mais ensaiávamos como se estivéssemos lá) além-claro de saber todas as normas de etiqueta novamente.     

Transporte II- que complementava a disciplina transporte I e onde apresentava ainda mais sobre como funcionava as excursões rodoviárias, viagens de trem pela Europa, navios de cruzeiros e é claro ainda tinha a experiência de uma professora incrível que é guia internacional.
 História da arte - nessa matéria tivemos um ótimo professor ( a matéria era super difícil, mas eu gostava tanto dele que ele transformava ela em fácil, abraços Hachid, se algum dia você ler o meu blog) aprendi sobre  várias artes relacionadas ao turismo cultural e sobre todas as eras culturais que passamos ao decorrer do ano e foi nessa aula que divulgando o nosso evento rolou uma dancinha muito constrangedora minha com alguns amigos ( se eu achar eu posto o vídeo aqui para vocês). 
 Animação Turística: eu realmente não entendi a necessidade dessa disciplina, mas como eu realmente teria que aprender como funciona a vida de um profissional que trabalha com animação turística que nem sempre é um animador.
Eventos II: esse foi o melhor evento que a faculdade já viu. Tivemos até escola de samba. Foi tudo tão lindo ( fora as brigas)

Administração de Empresas Turísticas: afinal não são só de viagens e de famtour que vivem nós os turismologos. Sim amigos tive que estudar bastante sobre administração de empresas e foram tantos cálculos que eu quase surtei.
IV Semestre
No meu quarto semestre algumas coisas estavam mudando afinal o fim da faculdade estava se aproximando e o fantasma da monografia estava começando a me assombrar, mas eu já sabia sobre o que eu iria fazer e nem falei para vocês a surpresa que me aguardava no final desse semestre.
História do Brasil: pois é, não falei que eu não gostava de história. Não gostava que tive que fazer novamente essa matéria e dessa vez eu consegui passar.

Agenciamento I: o amor pelo agenciamento começou aqui, comecei a trabalhar com siglas dos aeroportos de mundo todo e a começar a fazer e a aprender a como montar um tarifário digno de um agente competente.

Geografia Aplicada ao Turismo: afinal o que seria de um turismólogo se ele não soubesse geografia.

Inglês I: amigos sempre falei muito bem inglês, só que esse inglês era técnico igual ao espanhol. E imagina a minha cabeça misturando as duas línguas nas horas das provas orais eu sempre invertia tudo (afinal sou meio doidinho).

Espanhol II: e voltou a aula com a professora colombiana que não ia com a minha cara (já cheguei a falar que eu não conseguia entender nada o que ele falava, por causa do sotaque da Colômbia dela?)

Informática Aplicada ao Turismo: aqui aprendi a mexer no Sabre que em breve será um tema aqui no blog para vocês. E o sabre facilita muito a vida dos agentes na hora de procurar qualquer passagem área.

Estatística Aplicada ao Turismo: e novamente mais um pouco de matemática.



V semestre
No meu quinto semestre uma coisa enorme aconteceu (na verdade duas) a minha faculdade foi mudada para Ipanema e eu comecei a estudar na Zona Sul (que eu tenho que confessar) que foi a melhor época de estudos, tudo bem que eu acordava muito cedo, mas eu adorava estudar em Ipanema, pois só de você poder olhar aquela vista maravilhosa da Lagoa Rodrigo de Freitas todos os dias valia a pena acordar as 4h40 da manhã, além claro de todo aquele glamour que Ipanema oferece e além disso tudo nesse semestre eu ainda passei por uma greve e fiquei algumas semanas sem aula. Nesse novo campus de Ipanema as minhas matérias foram: 
Empreendimento Temáticos: essa matéria eu adorei, pois me remetia a grandes eventos como os que estão por vir agora para a nossa cidade.

Hospedagem I : aqui eu aprendi como funciona a vida de um hotel.

História da Cultura: não falei que teria ainda bastantes aulas de historia, afinal um turismólogo é quase um historiador.
Inglês II: mais um pouco de inglês técnico 
Agenciamento II: e aqui o amor continuou agora um pouco mais serio e com mais tarifários ainda.

Planejamento e organização do Turismo II: já falei sobre ele antes o POT era uma matéria chata voltada mais para a politica e sinceramente eu nunca gostei e nem gostaria de trabalhar nessa área.

Ecoturismo: acho que nem preciso falar o que é. Tivemos aula de turismo ecológico e toda as nuances que ele abrange.
VI semestre
O meu penúltimo semestre também foi atrasado por causa de algumas outras semanas de greve e eu descobri que teria que fazer mais um semestre, pois teria que repetir uma matéria e por causa disso eu resolvi deixar o estagio supervisionado para o meu ultimo semestre e me concentrar no TCC nesse para fazer um trabalho ótimo (foi tão bom que tirei nota 8 e o assunto vocês nunca vão imaginar eu acho pelo menos, foi a Vida Noturna da Lapa, existe tema mais a minha cara? ) e nesse 6 período as meterias foram: 
Psicologia aplicada ao turismo: gente essas foram às aulas mais loucas que eu tive a começar pelo nome do professor que era Formiga, a turma era grande em uma sala pequena e eu NUNCA PENSEI que fosse estudar psicologia na vida, mas foi engraçado saber como a mente funciona.


Economia: mais uma vez para vocês que acham que só porque somos de humanas não temos matemática. Tive e foram muitas aulas. 


Recursos Humanos: adorava as aulas de Rh, me sentia como um grande chefe entrevistando varias pessoas, o bom dessas aulas foi que o professor ensinava a gente a como se comportar em uma entrevista de emprego, o que teríamos que falar como agir e como se portar nela. E RH é outra área que eu gostaria de trabalhar também e sem falar que foi com um super professor, o Nelson saudades dos conselhos dele e dele falar que eu e o meu grupo so vivíamos comendo. 


Hospedagem II: nessa hora eu descobri que não servia para trabalhar em hotel. Essa matéria e a continuação de hospedagem I que eu tive no outro semestre.


Termino de Conclusão de Curso: aqui foi o caso de amor mais serio que eu tive (desculpe mozão), mas a minha monografia foi incrível e eu realmente fiquei noite acordados escrevendo e lendo e pensando e querendo que tudo desse certo e no final deu e ficou mais perfeito do que eu imaginava sem falar claro com a ajuda da professora que era incrível e parecia uma vozinha gótica sempre com os seus lápis de olhos pretos e um sorriso no rosto. 
VII Semestre
E finalmente chegou o grande dia do meu último semestre e graças a Deus e a muita perseverança eu consegui me formar e entregar todos os trabalhos e me dedicar 100% a faculdade. Nesse ultimo semestre eu ainda tive algumas mudanças, pois comecei a estudar a noite no Centro do Rio e a faculdade enfrentou novamente uma crise muito seria. E as matérias para eu terminar com chave de ouro foram:

Marketing turístico: afinal todo destino turístico precisa de um marqueteiro para divulgar o local


Estagio Supervisionado : é aqui onde tudo sobre o que eu aprendi no estagio e passado para papel e entregue ao professor em formato de trabalho. 
E assim acabou a minha faculdade e as minhas aventuras, claro que eu só falei das disciplinas e não falei sobre realmente como foi o dia-a-dia da faculdade mais já da para vocês terem uma noção de como foi e como é a faculdade. Claro que algumas matérias mudam por instituição, mas a essência e a mesma e o principal e que vocês se iram se tornar turismólogos igual a mim. Então aventureiros chegamos ao fim dessa nova aventura
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros