terça-feira, 23 de junho de 2015

Aventuras de Um Turismólogo na Faculdade

Não sei por que eu nunca havia falado sobre a minha faculdade aqui no blog antes, talvez fosse por medo ou por simplesmente achar que não era necessário. Mas eu tenho pensado tanto em turismo (e na escolha que eu fiz) que senti essa necessidade de mostrar para vocês como foram esses 3 anos e meio de faculdade. Quando eu comecei o curso era apenas de 3 anos, mas eu tive que fazer um semestre exclusivamente para o estagio supervisionado e amigos tenho que confessar que foi uma jornada longa e cansativa mas muito gratificante então vamos comigo nessa nova aventura




Meus primeiros semestres da faculdade 
A minha razão por escolher turismo eu já falei para vocês, mas agora vou contar como foram os meus primeiro 2 períodos (a ideia original era fazer 3post só que ficou muito longo então resumi tudo em dois)  na faculdade e tenho que assumir foi a maior loucura amigos ( na verdade foi uma loucura boa, uma coisa unica que eu acho que todas as pessoas devem passar na sua vidas). Porque não é igual à escola nem como nada parecido. Na escola temos o ano todo para se recuperar e na faculdade tudo leva apenas seis meses e pode parecer que não mais é tudo muito corrido.
O meu primeiro semestre foi fantástico e estranho, eu tinha que conhecer esse novo mundo e adulto, queria saber a minha grade na faculdade e ainda tinha que fazer amizades (afinal são elas que nos ajudam a suportar tudo não é verdade?). A minha grade ficou com 5 matérias cada uma para um dia da semana (derd, logico né) e por ser o primeiro semestre eu não poderia dividir ou acrescentar algo nela.  Foi no meu primeiro semestre também que eu descobri que teria que fazer aulas e eventos complementares para totalizar as minhas  horas extracurriculares ( e amigos eram 360 horas, muita coisa né). Mas voltando as matérias a ordem foi a seguinte: 


I Semestre

Introdução ao estudo do turismo: aqui foi onde o turismo foi introduzido e nos fez pensar o porquê escolher ele para trabalhar e em quais áreas gostaríamos de seguir. Toda a definição de turismo que eu de turismo surgiu a partir dessas aulas. 

História do Brasil: quando vamos visitar ou conhecer um lugar uma das primeiras coisas que fazemos é ver a sua origem. Então para conhecer bem o nosso país tínhamos aula de história do Brasil (e eu achava um saco).


Língua Portuguesa: afinal precisamos falar e escrever corretamente não é verdade e não existe nada melhor do que estudar a nossa língua de origem. 


Geografia Geral: todo bom turismólogo que se prese  precisa saber tudo sobre geografia do Brasil e do mundo ( e tenho que assumir que eu era péssimo) . Nessa matéria eu aprendi muitas coisas sobre cidades que eu nem sabia que existiam, aprendi sobre pequenas cidades do sul da França ou do Norte da Africa.  


Espanhol I: acho que para qualquer pessoa que trabalhe no ramo turístico precisa saber falar 2 ou mais línguas e o espanhol teve essa finalidade. 

Logo assim que eu acabei o primeiro semestre falei com meus amigos que queria aumentar a minha grade para que nos últimos semestres não ficássemos com problemas para se preparar para o TCC (que por sinal foi tranquilo, pelo menos eu achei). Então resolvemos a partir do segundo semestre colocar o máximo de matéria que desse dentro do credito disponível (20). Lembrando que o primeiro semestre foi meio que parecido com a escola por causa de algumas matérias. Sendo assim vocês já imaginem como foi o meu segundo semestre.

II Semestre

No segundo semestre as matérias foram essas abaixo e juro eu quase desisti (o ruim da faculdade e que nem sempre a turma que começou com você no primeiro semestre continua para o segundo, muita gente da minha turma trancou o curso ou desistiu) porque depois que passou as primeiras provas eu fiquei quase louco, pois tinha colocado muita matéria para estudar mas foi nesse semestre que eu também descobri uma outra paixão minha que são os eventos ( gente eu juro que um dia ainda vou abrir a minha agencia de organização de eventos).


Eventos I: sabe a parte glamourosa dos eventos, nisso você não aprende nessa disciplina. Aqui aprendemos a como organizar um evento de grande porte e apresentamos um tema em grupo para um evento na nossa faculdade (e qual foi o grupo vencedor? O meu né)

Pesquisas e trabalhos acadêmicos: essa matéria era para ser inserida  próximo ao final da faculdade e quase junto ao tcc, pois ela serve para explicar como devem ser feitos os trabalhos na faculdade ( eu achei uma encheção de linguiça)

Transporte I: Como eu adorei as aulas de transporte, foi onde aprendi muitas informações sobre as rodovias do Brasil e que principalmente me fez ter um grande amor por cruzeiros e pela Br116, alguém ai conhece ela?

Legislação e Turismo: todas as leis e a parte burocrática do turismo eu aprendi nessa aula ( depois vou postar uma foto do livro lá na pagina do facebook do blog)

Alimentos e Bebidas: gente essa matéria me surpreendeu, acredita que eu tive aula de etiqueta nessa matéria. De como comer, de como se portar a mesa e todas as formas de eventos que envolvem alimentos e bebidas e vou te falar existem muitas, mas muitas mesmo.

Planejamento e Organização Turística I: essa foi a matéria mais complicada do semestre, tivemos que fazer levantamentos turísticos de uma cidade fictícia e ainda assim conseguir tornar essa cidade um diferencial, eu quase me joguei la do quarto andar depois da Av1 (avaliação 1).

Matemática aplicada ao Turismo: por incrível que pareça existe sim matemática no turismo e para você que talvez esteja achando que turismo e só humanas tive muita aula de matemática. Não foi  e não será igual a calculo , mas era bastante complicada. Afinal toda pessoa que resolve trabalhar em agencia precisa saber usar os valores das moedas internacionais, multiplicar  por passageiros e começar a preparar um tarifário. 

Esse meu segundo semestre foi lotado de matérias novas e diferentes e de coisas que eu nunca teria imaginado vivenciar antes, foi muito puxado mais muito revelador e ali sim eu já sabia que a minha paixão estava feita e que eu seria um dia um grande Turismólogo. 
Vocês viram como foi pesado o meu primeiro ano na faculdade principalmente o segundo semestre não é verdade. Então a minha aventura na faculdade será dividida em três partes por que assim posso contar todos os detalhes sobre cada matéria que eu tive e deixa vocês sabendo tudo o que acontece na faculdade de turismo e como foi se tornar um turismólogo. Espero que vocês tenham gostado dessa aventura e lembrem-se de se inscrever no meu canal no youtube e curtir a pagina do face para ficar por dentro de todas as novidades aqui do blog aventureiros. Bjos e até a próxima aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus Aventureiros