segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Qual área você quer trabalhar?



Amigos sabe oque eu percebi que eu sou o único blogueiro que não tenho um apelido para vocês (andei pensando em alguns, oque vocês acham de aventureiros?,rs) . Brincadeiras a parte vamos a um post bastante serio hoje. Eu sempre tive um sonho de trabalhar em cruzeiros (ainda tenho) sempre quis saber como é trabalhar em um navio daquele porte viver no mar por 8 meses, ganhar uma grana legal e ainda por cima conhecer vários lugares. Quando fui fazer um curso de bartender um professor meu tinha acabado de voltar de um cruzeiros de 16 meses (loucura né, imagina ficar 16 meses longe de todo mundo que você conhece) ele falou que havia tirado férias de 1 mês na França e voltou para trabalhar pois a pessoa que iria ficar no lugar dele desistiu. Ele falou coisas tão ruins do navio que eu estava vendo todos os meus sonhos ir por água abaixo (literalmente). Entre as coisas horríveis que ele falou uma delas me deixou tão desmotivado a continuar a procurar foi que ele não tinha tempo nem de dormir e que dormia apenas umas 3 horas por noite e isso estava fazendo muito mal a ele. Passado esse meu curso e uma troca de professor (graças a Deus, até porque eu detestei que ele estava falando de um grande sonho meu) eu voltei a pesquisar sobre navios de cruzeiro. Então entrei na faculdade e me apaixonei por agenciamento (que será assunto para um novo post) e deixei de lado os cruzeiros. Até que do nada voltei a pesquisar sobre os navios e como é possível conseguir um emprego, quanto se recebe, quantos meses ficamos no mar, qual área seguir dentro do navio, qual curso teremos que fazer e tudo mais. E como eu fiquei com varias duvidas (e olha que eu sou uma pessoa que questiona bastante e é muito dividido, afinal dou libriano) achei que vocês meus amigos turismólogos talvez também tivessem muitas duvidas sobre esses assuntos. Então eu estou aqui hoje para tentar esclarecer algumas duvidas sobre trabalhar em navios de cruzeiro. 




Em quase todos os sites que eu procurei eles falam a mesma coisa, o principal para trabalhar em um cruzeiro e saber falar um bom inglês (e/ou outras línguas). Tendo já o inglês você terá um ponto positivo para conseguir uma vaga, outro fator e ter passaporte há mais de um ano, pois nos seus dias de folga você poderá sair e ir conhecer outros lugares e ate porque você estará viajando para outros países e até mesmo continentes, deverá ter idade mínima entre 18 e 45 anos (pois com essa idade todos ainda temos o espirito de trabalho), tem que saber trabalhar em equipe e o principal (pelo menos para mim) terá que lidar com os enjoos que ocorrem por se trabalhar dentro do navio. Existem poucos cargos que necessitam de formação especifica, como animador e médico. E a media salarial dentro de um navio é grande dependendo da função que você for escolher.  Todos os funcionários dentro são divididos em 4 grupos que são: funcionários com gorjeta e sem gorjeta e . Funcionários com gorjeta são os funcionários com contato direto com os hospedes que os pagam as gorjetas. Existem quantias específicas de gorjeta de acordo com tal posição que são avisadas aos hóspedes antes do embarque e que variam de uma Cia. de cruzeiro para outra. Tais funcionários são os garçons, assistente de garçom, atendente de bar, bartender, cocktail waitress, etc. Funcionários com gorjeta têm um salário base pequeno. A maioria dos seus ganhos vem das gorjetas. Uns exemplos aproximados de ganhos neste grupo são (em dólares americanos por mês):
Garçom
De $2500 a $4000
Assistente de garçom   
De $1500 a $3000
Atendente de bar
De $1000 a $2500
Bartender
De $1500 a $3000

Candidatos que não possuem um bom domínio do inglês ou não tem experiência suficiente tendem a ser contratados como funcionários sem gorjeta. Eles têm boas chances de serem promovidos a funcionários com gorjeta futuramente.
Os funcionários sem gorjeta são aqueles que servem os tripulantes, ex. as posições mais baixas nas áreas de passageiro – Garçom de Staff, Snack Steward, etc. Eles possuem salário fixo sem gorjeta e seus ganhos são em torno de US$ 350 a US$ 500 por semana. Temos também o outro grupo que são os funcionários que trabalham no departamento do Deck ou na Sala de maquinas (como segue a foto abaixo). 




Existe um forte pros e contras de se viver  em um navio de cruzeiro algumas coisas que eu já havia falado para vocês antes, mas vamos a uma lista real. 

Prós:
·         Se você trabalha em um navio de cruzeiro, você viaja para muitas destinações atraentes e vê locais interessantes. Mesmo que você passe a maioria do seu tempo à bordo, existem algumas chances de descer do navio e ir conhecer esses lugares.
·         Você conhece pessoas de todas as partes do mundo e pode acabar criando amizades duradouras.
·         Você pode ganhar um bom dinheiro. Já que você não tem muitas oportunidades para gastá-lo à bordo, você acaba economizando a maior parte.
·         Você tem acomodação e comida de graça. E mais ainda, você não tem que pagar as contas de luz, água, gás, etc.

Contras:
·         É muito difícil conseguir um emprego em um navio de cruzeiro
·         Você ira trabalhar por longos períodos – 12 ou 14 horas por dia, 7 dias por semana.
·         As acomodações para o staff do navio de cruzeiro são bem modestas. Nos navios mais novos, duas pessoas, ou em navios mais antigos, até mais pessoas dividem uma cabine pequena e um banheiro. As cabines de tripulante da maioria das Cias de cruzeiro são equipadas com televisão. A maioria das cabines é situada nos decks inferiores e não possuem janelas.
·         Você tem que deixar de lado alguns dos seus costumes para se acostumar com os do seu companheiro de cabine.
·         Você vai estar no mar em todos os tipos de clima. Se você sofrer de um sério enjôo de vertigem, talvez seja melhor procurar por um emprego em terra. Leves enjôos, no entanto são comuns até entre marítimos experientes.

Então amigos, vocês estão vendo como é difícil trabalha em navios e como em todo trabalho tudo tem o seu lado bom e ruim. Espero que eu tenha ajudado vocês a dar um passo importante na carreira de vocês. Nós vemos na próxima aventura amigos. Bjos e até amanhã!!! 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gratidão pelas dicas, amigo turismólogo.
    também sou turismóloga, recém formada e estou pensando em trabalhar em cruzeiros.
    mas e ai, afinal, você trabalhou no navio?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, obrigado pelo feedback e tão bom ver que o blog está ajudando. Parabéns pelo diploma :) É eu ainda não trabalhei em navio, fui para outras áreas do turismo, mas pretendo ainda seguir esse sonho. Tenho amigos que já trabalharam e já estão voltando. Tenho até algumas agencias para indicar caso você queira realmente seguir essa área. Qualquer duvida pode perguntar viu. Bjo
      Yuri

      Excluir

Meus Aventureiros